Fonte: Redação - Foto: Divulgação

Presente em todos os ambientes, as cores têm um forte poder sobre o corpo humano, suas emoções e decisões. Um exemplo disso, são os tons escolhidos por marcas para atrair os consumidores.
Segundo a professora de Arquitetura e Urbanismo do Cesuca, Suzana Fetter Fagundes, as cores podem produzir diversas sensações e impressões. “Cada cor tem a sua vibração e isso atua nos nossos sentidos como estimulante ou relaxante. Além do estimulo físico, a influência das cores está também muito ligada a valores simbólicos e aprendidos, por exemplo, a cor do nosso time do coração”.
Segundo o livro “O Poder das Cores”, a tonalidade de roupas, objetos e flores é capaz de modificar sensações e comportamentos. “Portanto, a cor é um elemento presente em todos os ambientes e tudo que nos rodeia tem influência no nosso bem-estar e estado de espirito.  Mesmo que o ambiente não tenha sido pintado, ele terá uma cor, e é importante considerar isso”, enfatiza a arquiteta.
Suzana explica que é necessário analisar as cores na hora de escolher pensando em quais sensações a pessoa gostaria de transmitir. “Se o objetivo é relaxar, como em um dormitório, por exemplo, o uso de cores claras, com um toque de azul e verdes pode ser o ideal. Para ambientes de estudo, onde devemos ficar mais atentos e estimular nossa criatividade, cores fortes, aplicadas de forma pontual podem ser a solução, como o laranja, que tem a função de estimular”, orienta.
A docente listou abaixo a sensação que cada cor é capaz de transmitir no ambiente, confira:
Azul: tranquilidade, serenidade, frio
Verde: vitalidade, saúde
Amarelo: luz, energia, otimismo
Roxo: espiritualidade, mistério
Rosa: ternura, romantismo
Vermelho: energia, paixão
Laranja: alegria, vitalidade
Marrom: serenidade
Cinza: estabilidade
Branco: paz, limpeza
Preto: isolamento, poder
Portanto, é importante as pessoas interpretarem cada cor. “As cores carregam valores simbólico e aprendidos, ligadas a cultura e as experiências individuais de cada um. Embora existam estudos que indiquem cores ideais, é importante avaliar também o gosto pessoal de cada um”, explica a docente.
A professora ressalta também que é importante considerar a intensidade da cor também. “Os vermelhos podem variar de um vermelho sangue até um quase rosa. Quanto maior a intensidade de cor, mais forte será o impacto na sensação da pessoa e por isso devem ser usadas de forma pontual”.
Por fim, a professora de Arquitetura aponta que ao pensar em grandes ambientes, é interessante utilizar cores claras e neutras na maioria das paredes, deixando cores fortes e vibrantes para locais pontuais. “Almofadas, mantas e acessórios são um bom modo de colocar cores nos ambientes. São fáceis de trocar e rapidamente podemos dar uma nova cara e sensação”, finaliza.


Rua 25 de Dezembro, 956 - sala 02
Centro
Campo Grande - MS

Ver mapa

(67) 98161-2525 / 98161-2524 / 3028-5560 / 98148-5145